• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Notícias

16/03/2017 11:10

Seminário debate produção científica feminina na Bahia nesta quinta e sexta

Para homenagear as mulheres pesquisadoras, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em Salvador, recebe nas tardes de quinta (16) e sexta-feira (17) de março, o seminário gratuito Produção Científica Feminina na Bahia: Pesquisas e Pesquisadoras.

O evento pretende evidenciar parte do que é produzido nos diversos programas de pós graduação do estado, tanto do ponto de vista das pesquisadoras quanto dos temas pesquisados.

As palestras acontecem no auditório do IGHB, na Piedade. Os participantes recebem certificado e distribuição de livros.

O público irá debater temas como mulheres chefes de família, mulheres negras na Salvador da primeira República, política de cotas, além de conhecer a história de Carolina Maria de Jesus, através da análise do livro "Quarto de Desejo, de Carolina Maria de Jesus".

A obra, lançada pela Livraria Francisco Alves, em agosto de 1960, ganhou oito edições e vendeu mais de 100 mil exemplares, além de ter sido traduzido para 13 idiomas e vendido para mais de 40 países.

A obra trata da história da mulher que nasceu em Sacramento, Minas Gerais, e morava na favela do Canindé, zona norte de São Paulo, onde trabalhava como catadora e registrava seu dia-a-dia da comunidade em cadernos que encontrava no lixo. Carolina é considerada uma das mais importantes escritoras negras do Brasil.

Confira a programação do seminário:

Quinta-feira

13h - Credenciamento

14h - Abertura – Mesa Institucional

14h10 - Palestra: Mulheres Chefes de Família, Maternidade e Cor na Bahia do Século XIX – Profa. Msc. Jane Soares (UEFS)

14h50 - Palestra: Mamãe bote; ganhadeiras e quituteiras: Sociabilidades, identidades das mulheres negras na Salvador da Primeira República – Profa. Msc. Paloma Wanderlei (UFBA).

15h40 - Debate

16h - Intervalo

16h15 - Palestra: Professoras da educação básica egressas da política de cotas na Ufba: experiências formativas, percepções e práticas em torno da reeducação das relações etnicoraciais – Profa. Msc. Carla Cristina Santos (UNEB)

17h10 Palestra: De amas de leite a sacerdotisas: Ressignificações da mãe preta no território do Ilê Aiyê – Profa. Esp. Catarina Lima (IFBA)

18h - Debate

Sexta-feira

13h – Exibição de vídeos

14h - Palestra: Travessias da realidade humana na trilogia de Antônio Torres – Prof. Msc. Ana Cristina Pereira – (UNEB)

14h50 - Palestra: Trajetórias Ausentes: Considerações sobre a Invisibilização dos/as Artistas Plásticos/as Negros/as no Recôncavo da Bahia – Profa. Msc. Tina Melo (UFRB)

15h40 – Debate

16h - Intervalo

16h15 - Palestra: Do exotismo a denúncia social. Sobre a recepção de Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus na Alemanha – Profa. Msc. Raquel Alves dos Santos (USP)

17h10 - Palestra Traduções interculturais indígenas: A cura da terra – Profa. Msc. Mara Vanessa Dutra (UFBA)

18h – Debate

18h30 – Encerramento

SERVIÇO:

Seminário Produção Científica Feminina na Bahia: Pesquisas e Pesquisadoras

16 e 17 de março, das 13h às 18h

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Fonte: Do G1 BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.