• Programa Secti na Área

14/06/2017 13:00

Desafios Bahia Hackathon: Projetos vencedores vão auxiliar a Operação Ronda Maria da Penha

Depois de uma maratona de tecnologia e inovação, quando foram apresentados projetos para facilitar o trabalho da Ronda Maria da Penha, no combate à violência contra mulher, as equipes vencedoras da primeira edição dos 'Desafios Bahia Hackathon' darão continuidade aos trabalhos. A partir de agora, os projetos serão unificados para atender, de fato, as necessidades da Operação da Polícia Militar com as mulheres assistidas em situação de violência.

A decisão foi tomada, nesta terça-feira (13), na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), durante uma reunião de avaliação do evento, onde foram pensadas formas de aplicar as inovações desenvolvidas, no trabalho das PM’s. “Dois fatores nos deixaram felizes com tudo isso: primeiro, o aporte tecnológico – que vai auxiliar nosso trabalho, trazer soluções e acelerar as atividades; e segundo, o fato dessas inovações virem a mando da juventude – que enxergam no nosso trabalho a possibilidade de ajudar vidas”, destacou a major da Ronda, Denice Santiago.

As propostas apresentadas na reunião foram observadas com bons olhos pelos presentes, que se mostraram dispostos a dar continuidade nos projetos e enxergar na união da universidade, estado e sociedade civil a solução para questões sociais. “Para a gente é muito importante essa temática, porque podemos ver até onde podemos chegar. Além disso, é muito satisfatório saber que podemos usar a tecnologia e a inovação para atender as demandas do Estado”, contou a organizadora do evento, Taiane Rodrigues.

Estiveram presentes representantes dos projetos Portal Ronda Maria da Penha, Ronda Analytics, Salva Maria, Maria Visita, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e da Polícia Militar. Para conhecer o projeto vencedor do primeiro desafio, basta acessar o link.