• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Notícias

07/07/2017 13:30

Ceped completa 47 anos com investimentos em infraestrutura e equipamentos

Criado em 8 de julho de 1970, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), unidade vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), chega ao seu 47º aniversário em nova fase. Situado em Camaçari, o centro multidisciplinar, que concentra atividades de prestação de serviços de análises químicas e microbiológicas, bem como desenvolvimento de estudos, ensaios e análises em laboratórios da Construção Civil, ganha investimentos em infraestrutura com a reforma dos galpões e a aquisição de equipamentos.
 
Entusiasta do trabalho desenvolvido na unidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, lembra a importância do processo histórico de criação do Ceped. “Desde a década de 70, o Ceped oferece contribuições no desbravamento do empreendedorismo e inovação. As reformas implementadas vão permitir que possamos incubar novos empreendimentos e trabalhar novas perspectivas de ser incubadora de manufatura de inovação e contribuir com o desenvolvimento industrial e tecnológico da Bahia”, projeta o titular da Secti.    

Entre os modernos equipamentos adquiridos recentemente pelo Ceped estão o Cromatógrafo à gás com detetor de massa acoplado (GC-MS) e o Cromatógrafo líquido com Espectrômetro de massa  (LC-MS), que fazem análises de compostos orgânicos em águas, solos, alimentos, medicamentos, entre outros. Também merece destaque o Espectrômetro de Absorção Atômica com Forno de Grafite. Este equipamento, considerado ultramoderno, realiza análise de metais em água, solo, alimento e em várias outras matrizes. A aquisição dos equipamentos e a reforma dos galpões, que está 90% de concluída, reforça a missão do Ceped de desenvolver tecnologias inovadoras e prestar serviços tecnológicos em benefício à sociedade.
 
O diretor do Ceped, Tagner Cerqueira, explica que, além da recuperação de suas instalações e dos investimentos em novos equipamentos para os laboratórios, o Ceped se aproxima da sociedade. “Vivemos um momento de diálogo com o Setor Produtivo, as instituições, a sociedade civil organizada, e com as universidades, aproximando o Ceped das pessoas e dos futuros profissionais das áreas afins ao Centro. Também estamos trabalhando um formato novo de busca de parcerias com instituições e empresas”, destaca.
 
Certificação
 
O trabalho desenvolvido pelo Ceped, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), de análise das águas da Bahia, como, por exemplo, a balneabilidade das praias e bacias hidrográficas, é sempre lembrado com destaque. Para se ter a ideia, em 2016 a Agência Nacional de Águas (ANA) certificou o Ceped, pela segunda vez,  por desempenho satisfatório no 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais (RNQA). 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.