• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Notícias

17/07/2017 11:00

Semente da Ciência abre 280 vagas de cursos profissionalizantes para jovens de baixa renda

Resultado de convênio entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) para formação profissional de jovens em informática, tecnologia, edição de vídeo, desenvolvimento de software e construção civil, o Projeto Semente da Ciência está com novas turmas abertas. Inscrições podem ser feitas no site da ação (http://projetosemeandocie.wixsite.com/sementedeciencia) ou na sede do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (Cedep), no bairro de São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Os cursos são gratuitos e direcionados a jovens de 16 a 24 anos, comprovadamente carentes. “Os jovens precisam de qualificação e oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e ter mais qualidade de vida, além da autoestima e do fortalecimento dos vínculos com a comunidade”, explica o secretário Carlos Martins, salientando que “parcerias como essa aliam cidadania e geração de renda, propiciando o empoderamento e o protagonismo juvenil” .

No total, são 280 novas vagas para os cursos de Eletricista, Pedreiro, Auxiliar Administrativo e Help Desk (suporte ao usuário em informática). As inscrições seguem até o próximo dia 24. Nos dias 26 e 27, todos os inscritos serão submetidos a uma prova com questões de Português, Raciocínio Lógico e Redação. No dia 3 de agosto, será divulgada a lista de selecionados para a segunda fase do processo seletivo - uma entrevista com a equipe pedagógica do projeto, entre os dias 7 e 14 do mesmo mês. A matrícula será de 21 a 25. 

Os cursos têm duração de cinco meses, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. Além da formação técnica e básica, os alunos recebem fardamento, lanche, material didático e certificado de conclusão. Os jovens ainda participam de uma seleção interna para encaminhamento ao mercado de trabalho.

O Projeto

Nos últimos quatro anos, o Semente da Ciência atende, diretamente mais de seis mil jovens - outros 19 mil foram indiretamente beneficiados. O projeto também atendeu mais de 4,8 mil crianças e adolescentes com ações itinerantes, em Salvador e interior do estado, como a instalação do Trailer de Ciência e a realização de visitas ao Centro de Difusão da Ciência, em Plataforma. Também são promovidas atividades artísticas, esportivas e de lazer.

O Semente da Ciência é parte do Programa Jovens Baianos (PJB), da SJDHDS, que tem o objetivo de promover o protagonismo juvenil com ações integradas, buscando o fortalecimento dos laços familiares, o desenvolvimento comunitário, o acesso e permanência na escola, e a formação profissional. Os projetos do PJB são direcionados aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), priorizando jovens com famílias de renda per capita até meio salário mínimo e que estejam matriculados em escolas públicas. 

Fonte: Ascom/ Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.