12/09/2017 10:50

Secti disponibiliza wifi gratuito para estudantes indígenas

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) disponibiliza acesso gratuito à internet, via wifi, para cerca de mil participantes do V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI). O evento acontece até sexta-feira (15), no Museu da Ciência e Tecnologia, localizado no bairro do Imbuí, e busca mostrar o protagonismo dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, valorizando o movimento indígena do nordeste.

Com o tema ‘Espaço de afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizando o pensamento’, a Bahia é o primeiro estado do nordeste a receber o ENEI com expectativa de público superior a 800 visitantes. “Já percorremos as cinco regiões do Brasil, sempre com foco na troca de saberes e experiências entre estudantes de graduação e pós-graduação, interlocutores, pesquisadores indígenas e não indígenas, sobretudo no que tange às práticas educacionais nas áreas da saúde, gestão territorial, direito, entre outros”, disse componente da comissão organizadora e coordenador-geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), kâhu Pataxó.

E como a tecnologia está presente em tudo, não poderia ser diferente nesta edição baiana do ENEI. Para acessar a internet wifi os estudantes precisam apenas conectar o dispositivo móvel à rede 'VENEI' e colocar a senha disponibilizada a todos no espaço do evento. O projeto Conecta Bahia, em sua versão Beta, oferece uma conexão de banda larga pública, com velocidade de 100 megas, que suporta, simultaneamente, cerca de 800 usuários. Projeto é uma iniciativa da Secti, com o apoio da Companhia de Processamento de Dados (Prodeb).

Fonte: Ascom/Secti