• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Notícias

18/09/2017 09:00

Projeto do CEPED conquista segundo lugar em Congresso Internacional

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, foi premiado, mais uma vez, pelo Congresso Internacional da Rede de Saneamento e Abastecimento, evento que aconteceu, entre os dias 13 e 15 de setembro, em Belo Horizonte. Participante em todas as edições do encontro, o CEPED ficou em segundo lugar na categoria “Balneabilidade” com a apresentação do trabalho “Padrão de balneabilidade das praias de Salvador”.

Semanalmente, o CEPED analisa a qualidade das águas das praias de Salvador. Diretor do órgão, Tagner Cerqueira explica que a maior parte das praias da capital foi considerada própria para recreação, mas algumas praias permaneceram impróprias durante todo o período do estudo, demonstrando que o crescimento populacional e a insuficiência do tratamento dos esgotos domésticos, que são lançados diretamente nas praias, contribuem fortemente para a degradação da qualidade das águas marinhas.

A posição do CEPED na 3ª edição da RESAG foi comemorada pelo gestor do órgão. “Esse trabalho tem um cunho social e ambiental de grande valor. Ficamos muito felizes porque é um reconhecimento internacional e que se repete, já que o CEPED foi premiado em todas as edições da RESAG”, conta Tagner, que defende ainda a adoção de medidas estruturais e socioeducativas para minimizar os impactos causados ao meio ambiente e saúde pública.

Representantes da Bahia no 3º Congresso Internacional da Rede de Saneamento e Abastecimento (RESAG), Cristina Yassuko Yamanaka, Helena Maria Andrade Alves, Claudia do Espirito Santo Lima, Djavã de Santana Martins, Luciano Matos de Menezes e Ueider Andrade Moreira foram certificados pela pesquisa que deu ao CEPED o 2º lugar na categoria “Balneabilidade”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.