26/09/2017 15:50

Secti participa de workshop sobre tecnologia de rede

Discutir a implantação do projeto que prevê internet de até 100 GB para as principais universidades do Nordeste. Esta é a proposta do VIII Workshop de Tecnologias de Redes do POP-BA que acontece nesta segunda e terça-feira, 25 e 26 de setembro, no auditório do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Vivaldo Mendonça, e demais representantes do órgão.

Foi anunciado que o projeto Nordeste Conectado vai interligar instituições de ensino superior e de pesquisa à infraestrutura de internet em alta capacidade. Inicialmente para 24 municípios, com conclusão prevista para o final de 2018, alcançando mais de 86 cidades. O projeto utilizará a infovia de comunicação de dados, com mais de 6500 quilômetros de fibra ótica, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Para o coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secretaria, Grinaldo Lopes de Oliveira, a rede CHESF / RNP é uma grande oportunidade para a criação de um ecossistema que possibilite a geração e acesso, ampliando significativamente a perspectiva de desenvolvimento econômico e social. “Por isso, o secretário da pasta, Vivaldo, estará reunido com o Governador Rui Costa para discutir a questão da banda larga na Bahia, com a proposta da criação de uma rede de distribuição própria do Governo, podendo assim direcionar a internet para outras áreas, além da educação, como a agricultura, saúde e segurança pública”, ressaltou Grinaldo.