• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Notícias

19/10/2017 15:00

Ceped ganha investimentos em equipamentos e infraestrutura e prospecta novos serviços

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), unidade vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), situado em Camaçari, ganha investimentos em infraestrutura com a reforma dos galpões e a aquisição de equipamentos, planejando a implantação de novos projetos como os Laboratórios Compartilhados, Centro de Biorrefino e o Espaço Inovar.


Criado em 8 de julho de 1970, o Ceped concentra atividades de prestação de serviços de análises químicas e microbiológicas, bem como realizar estudos, ensaios e análises em laboratórios da Construção Civil, reforçando a missão de desenvolver tecnologias inovadoras e prestar serviços tecnológicos em benefício à sociedade.


Entre os modernos equipamentos adquiridos recentemente pelo Ceped estão o Cromatógrafo à gás com detetor de massa acoplado (GC-MS) e o Cromatógrafo líquido com Espectrômetro de massa  (LC-MS), que fazem análises de compostos orgânicos em águas, solos, alimentos, medicamentos, entre outros. Também merece destaque o Espectrômetro de Absorção Atômica com Forno de Grafite. Estes equipamentos, considerados ultramodernos, realizam análise de metais em água, solo, alimento e em várias outras matrizes.


O diretor do Ceped, Tagner Cerqueira, explica que, além da recuperação de suas instalações e dos investimentos em novos equipamentos para os laboratórios, o Ceped se aproxima da sociedade. “Vivemos um momento de diálogo com o Setor Produtivo, as instituições, a sociedade civil organizada, e com as universidades, aproximando o Ceped das pessoas e dos futuros profissionais das áreas afins ao Centro. Também estamos trabalhando um formato novo de busca de parcerias com instituições e empresas”, destaca o diretor, colocando o CEPED à disposição da comunidade científica.


As reformas permitem que o Governo do Estado continue fomentando o desenvolvimento industrial e tecnológico em toda Bahia. Com o Centro de Biorrefino será possível à conversão de biomassa na produção de combustíveis, eletricidade, calor e derivados refinados; e com a criação do Espaço Inovar, por exemplo, o objetivo é transformar o Ceped em um local de produção de conhecimento, onde a comunidade e as instituições de ensino poderão desenvolver seus projetos nas instalações oferecidas pelo Centro de Pesquisa.


Vídeo: https://youtu.be/Wk7Cxcv0urI

 


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.