• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Notícias

25/10/2017 10:00

Estagiários do Ceped ganham destaque em feira no Rio Grande do Sul

Estudantes do Centro Tecnológico de Educação Profissional da Região Metropolitana e estagiários do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), são destaque na Mostratec, segunda maior feira de tecnologia do país, que acontece de 24 a 27 de outubro, no Rio Grande do Sul. Os baianos foram convidados a expor o projeto Transformando Óleo Residual (TOR), que incentiva o reaproveitamento do óleo residual na produção de cosméticos e outros produtos, tais como gloss labial, creme hidratante, vela e tinta.

Anderson de Souza Silva, Ana Beatriz Barros Silva, Maria Luiza Pinheiro Rocha e Sofia Santiago de Almeida dos Santos notaram que muitos bares e restaurantes jogam óleo usado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo o prejuízo dessa ação para o meio ambiente. A partir de então, os jovens se reuniram para encontrar uma solução para o problema e que mostrasse a possibilidade de reaproveitar o material.

O trabalho foi desenvolvido para diminuir a poluição, impedindo que óleos cheguem aos rios, ainda mais descartado de maneira incorreta. Os estudantes mostram às pessoas que reutilizar esse óleo pode trazer benefícios à população. “Com base em muitas pesquisas, identificamos, dentro do nosso meio, o problema ambiental. Desta forma, diante da coleta, limpeza e reutilização do óleo, o mesmo deixa de ser um problema ambiental”, explica Ana Beatriz.

Para Tagner Cerqueira, diretor do Ceped, o alcance do trabalho desenvolvido pelos jovens mostra o potencial que a Bahia tem, na criatividade, para a inovação em prol da sociedade. Os jovens aproveitaram o curso de química e as técnicas do estágio para tirar da natureza e redirecionar o que estava sendo fomentado em sala de aula. O projeto já foi apresentado na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Minas Gerais, e Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT) em Pernambuco. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.