• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Notícias

26/10/2017 19:00

Estudantes lotam abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Secretário Vivaldo Mendonça e secretário-executivo do MCTI, Jailson Bittencourt, visitam estandes da SNCT

Estudantes de escolas estaduais prestigiaram, nesta quinta-feira (26), o primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia. O evento gratuito e direcionado a todos os públicos teve abertura oficial às 14h, com visita do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Vivaldo Mendonça, órgão responsável pela organização do evento, e do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson Bittencourt de Andrade.

Estudantes e visitantes aproveitaram a SNCT, que contempla atrações para crianças e jovens interessados em tecnologia, com simuladores de realidades aumentada e virtual; robótica educacional; impressora 3D; e tudo que há de mais inovador em tecnologia desenvolvida por startups e empresas do setor. A estudante de Aquicultura de Santo Amaro, Tiale Souza, compartilhou sua felicidade em conhecer novas tecnologias e atividades expostas nos estandes. Já o visitante Cláudio dos Santos ficou bastante curioso em conhecer os simuladores apresentados pela Marinha do Brasil e pelo Senai Cimatec, que traz, respectivamente, a oportunidade de crianças, jovens e adultos manobrarem, por cerca de dois minutos, um navio de guerra, além de conhecerem o Flatfish, um protótipo de veículo submarino não tripulado.

O secretário Vivaldo Mendonça, que visitou todos os estandes, disse ter trazido novamente o evento para um local de grande circulação como estratégia de popularização da ciência e tecnologia para a sociedade baiana. “Ao realizarmos a SNCT na Bahia, propomos um debate estadual e nacional das políticas de promoção da ciência e tecnologia. Com o tema ‘A Matemática Está em Tudo’, discutimos sobre como a matemática pode influenciar nossas vidas e estar entrelaçada com as estratégias de desenvolvimento doe todo estado”, ponderou.

Fernanda Scandura, coordenadora pedagógica do Projeto Via Maker Education, e Paulo Reis, professor do Serviço Social da Indústria (SESI-Bahia), concordaram que a matemática está em tudo, principalmente para a robótica, um dos temas abordados nesta 14ª edição da SNCT como forma lúdica de introdução da C&T na formação da crianças e jovens. Estes espaços, juntamente com o Minimakerlab, trabalham com a proposta de robótica educacional e são os ambientes de maior interação entre os estudantes que aplicam matemática na composição e nas tarefas a serem executadas pelos robôs idealizados.

Ao prestigiar o evento, a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa da Bahia, Fabíola Mansur, ressaltou a importância da Secti como Secretaria que permeia em todas as áreas, e da ciência e tecnologia para todas as atividades e desenvolvimento da sociedade.

Com programação até domingo (29), nesta 14ª edição, a SNCT conta com a correalização do Salvador Shopping e apoio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb); e do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Sistema FIEB), através do Serviço Social da Indústria (SESI-Bahia).

Serviço
O que:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Quando: De 26 a 29 de outubro, das 9h às 22h (quinta a sábado), das 13h às 21h (domingo).
Quanto: Gratuito.
Onde: Praça de Serviços do Salvador Shopping.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.