• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Notícias

31/10/2017 11:00

SNCT supera expectativa de público em Salvador

Com o tema “A Matemática está em Tudo”, a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) cumpriu o objetivo de popularizar e difundir ainda mais assuntos acerca da ciência e tecnologia para crianças e jovens. Organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), o evento ultrapassou a marca de 15 mil visitantes nos estandes e palestras, entre os dias 26 e 29 de outubro, na Praça de Serviços do Salvador Shopping.


A feira tecnológica contou com a participação de 32 expositores e 53 horas de conteúdo, com games, robótica, oficina da matemática e simuladores de realidade virtual e aumentada. Universidades e faculdades, através das empresas juniores, instituições da iniciativa privada e incubadas do Parque Tecnológico da Bahia, bem como órgãos da administração pública, também apresentaram tecnologias baianas que prometem solucionar problemas comuns, facilitando a vida de todos.


Para Hans Ungar, coordenador de Articulação Institucional da Secti, a SNCT deste ano trouxe muitas novidades que, através do tema proposto, foi possível perceber que a matemática é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a física, biologia, química, engenharia, economia, administração de negócios, artes, agricultura, medicina e, principalmente, para a ciência e tecnologia fomentada pela Secretaria.


Além de exposições, games e robótica, e com o objetivo de agregar conhecimentos, a SNCT contou com palestras que muito contribuíram para estudantes e visitantes, a exemplo da apresentação sobre Etnomatemática e suas possíveis contribuições para a educação no campo, promovida pela Fundação Pedro Calmon; o G(irls)20, iniciativa global para aumentar a mão-de-obra feminina na agenda dos líderes do G20, buscando melhorar o acesso de meninas (principalmente negras) à ciência e tecnologia como ferramenta de empoderamento; e o Papo de Inovação sobre tecnologia e novas linguagens, com a cineasta Dandara Ferreira, diretora do documentário "Meu nome é Gal".


As novidades atraíram estudantes de todos os níveis de ensino e levou famílias inteiras ao shopping. “A SNCT foi um sucesso e superou todas as nossas expectativas. Parabéns a todos envolvidos na realização, desde a capitação de recursos, pré-produção, montagem até o pós-evento, trazendo elogios e admiração de todos os visitantes. Fico muito feliz, junto com o secretário Vivaldo Mendonça, em promover mais um evento que incentiva a população a conhecer mais sobre o mundo da ciência e da tecnologia”, analisou o chefe de Gabinete da Secti, Rodrigo Hita.


Nesta 14ª edição, a SNCT contou com a correalização do Salvador Shopping e apoio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb); e do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Sistema FIEB), através do Serviço Social da Indústria (SESI-Bahia).


Fotos: https://goo.gl/rjQesx

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.