• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Notícias

10/11/2017 17:00

Inovação e tecnologia no agronegócio são discutidas na SGE

Secti participa de movimento global de fortalecimento da cultura empreendedora para o agronegócio

Com a proposta de fomentar e difundir a cultura empreendedora no agronegócio, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) deu ênfase às possibilidades de aplicação da inovação e tecnologia para resolver os principais problemas e desafios do setor. Através do projeto Agroinova, o painel Inovação no Agronegócio Baiano aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), na Casa do Comércio, com a participação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Pastar e da STS Brasil.

Para o representante da pasta tecnológica, Vivaldo Mendonça, não faltam recursos e investimentos em tecnologia para o setor agropecuário. Ele falou sobre o panorama de fomento da inovação voltado para o agronegócio e disse que a tecnologia precisa andar paralela com a produção. “Não existe a hipótese de a população deixar de se alimentar. A ideia é estruturar ainda mais a produção com tecnologia e projetos inovadores, para isso existe a Áity Incubadora de empresas do Parque Tecnológico da Bahia, a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), o Senai/Cimatec e a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), além das agroindústrias concebidas pelo Governo do Estado, através das cooperativas de agricultores”, completou.

Jacopo Pasi, da STS Brasil, disse que o agronegócio precisa observar o que está acontecendo no mundo, a exemplo do IoT (internet das coisas) e da inteligência artificial. Ele explanou sobre os projetos desenvolvidos para as empresas brasileiras que têm o fator energia e a distribuição energética como cerne indispensável para a própria atividade, com serviços desde a projetação à instalação e gestão de plantas tecnológicas civis e industriais, operando em todos os setores, como a agricultura, o naval e as energias renováveis.

Já Iago Vieira, da Pastar, apresentou as soluções inovadoras e disse que ainda existem problemas a serem solucionados, como o frete e escoamentos da produção e rastreabilidade dos animais, sendo oportunidades para novas startups. Criada em 2013 por Matheus Ladeia, a Pastar viabiliza a gestão e comercialização consciente e eficiente do gado, auxilia o sistema de aluguel de pastos e facilita a vida de produtores que sofrem com a estiagem por meio de uma plataforma digital que se assemelha ao conhecido serviço OLX.

A Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA), através do Agroinova, ainda traz uma Maratona de Design Estratégico para o Agronegócio. Através do método do Desing Thinking, os participantes serão desafiados para resolver um problema do agronegócio, seja concebendo novo produto ou melhorando outro já existente. A Maratona acontece no domingo, 12 de novembro, das 9h às 19h, no Espaço Sebrae do Shopping Bela Vista. As inscrições são gratuitas e estão abertas através do site da Clara Ideia (www.claraideia.com.br/meiamaratona).

Sobre a SGE

A Semana Global de Empreendedorismo é um movimento global que busca fortalecer a Cultura Empreendedora. Nesta edição de 2017, com a temática ‘As Novas Rotas do empreendedorismo’, a SGE aconteceu entre os dias 6 e 10 de novembro, no auditório da Casa do Comércio, com uma programação diversificada entre palestras, painéis e workshops. Uma realização da AJE-BA e da UniJr-BA, em parceria com a Fecomércio.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.