• Programa Secti na Área

01/12/2017 17:00

Cedeter realiza última reunião em 2017

Secti participa da reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial com apresentações dos objetivos da AG-TER e do Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) realizou nesta sexta-feira (01) a sua última reunião do ano 2017, que aconteceu no auditório I do espaço destinado à agricultura familiar, dentro da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). Além dos 11 representantes do poder público, 11 representantes dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (Codeter) e 27 coordenadores de Colegiados Territoriais, estiveram presentes o vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão e os titulares das pastas de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, Turismo, José Alves e Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Vitor Bonfim.

A aprovação das atas de reuniões anteriores e do calendário de 2018, a Agenda Territorial da Bahia (AG-TER) e o Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 estiveram entre os principais pontos em pauta durante o encontro.

Na abertura da atividade, o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, saudou a todos os presentes dando início aos trabalhos e ressaltou os diversos investimentos que têm sido feito pelo Governo do Estado, com destaque para as áreas de infraestrutura, agricultura, desenvolvimento econômico, recursos hídricos, saúde e turismo.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento, vinculado à Secretaria do Planejamento, com a finalidade de subsidiar a elaboração de propostas de políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento territorial sustentável e solidário do Estado da Bahia.

Agenda Territorial da Bahia – AG-TER

O Diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Luís Gugé, apresentou a AG-TER e seus objetivos e realizou um balanço das ações da agenda no ano de 2017. Ainda no âmbito da agenda, foi apresentada a iniciativa da Estrada do Chocolate, projeto que visa a implantação de uma nova rota turística no sul da Bahia relacionada à cultura do Cacau e à produção de chocolate.

A agroindústria do Guaraná foi outro projeto integrante da Agenda Territorial que também foi exposto durante a atividade. O projeto visa o beneficiamento do Guaraná, cultura cuja Bahia é o principal produtor nacional. Por fim, foi apresentado pela representante do Banco do Nordeste o Zoneamento de cultura e seus impactos sócio econômicos no estado da Bahia.

Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035

O PDI Bahia 2035 foi apresentado pelo Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy. O plano visa nortear os investimentos para os próximos 15 anos na Bahia, evitar esforços setoriais dispersos e não coordenados e orientar a elaboração dos próximos Planos Plurianuais do Estado.

São eixos estratégicos do plano: Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Rural; Educação e Cultura; Meio Ambiente e Segurança Hídrica; Desenvolvimento Produtivo; Segurança Pública; Gestão Governamental; Desenvolvimento Urbano e Rede de Cidades; Ciência Tecnologia e Inovação; Saúde e Proteção Social e Cidadania e Direitos Humanos.

Fonte: Ascom Seplan