• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Notícias

22/01/2019 14:20

Capacitação do RH Bahia entra na reta final

Os funcionários públicos estaduais – em especial profissionais que atuam em áreas de Recursos Humanos e gestores dos órgãos – têm uma última oportunidade para participar dos cursos de capacitação do RH Bahia. A partir da próxima segunda-feira (28.01), começa o terceiro ciclo de treinamento no novo sistema informatizado de gestão de pessoas, que acaba de ser implantado em todo o Estado. Ao longo de 30 dias, a expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem dos cursos presenciais para operação do sistema, enquanto mais de 650 pessoas serão inscritas e capacitadas exclusivamente na modalidade de Educação a Distância.

Com o início do terceiro ciclo, as atividades de treinamento – iniciadas em setembro de 2018 – chegam à sua reta final.  “Nossa intenção agora é intensificar o processo de capacitação, atendendo possíveis demandas represadas dos órgãos e acompanhando a conclusão dos cursos disponibilizados”, explica o líder da frente de Treinamento do RH Bahia, José Roberto Reis. De acordo com ele, o mapeamento dos servidores inscritos e o acompanhamento do desempenho nos cursos é feito pelos pontos focais do RH Bahia, profissionais que atuam como interlocutores do projeto em cada órgão. 

“Caso o servidor tenha interesse em participar de algum curso, mas não tenha sido indicado, ele pode entrar em contato direto com o ponto focal da sua unidade para verificar a disponibilidade de vagas”, orienta José Roberto, ressaltando, no entanto, que o alvo prioritário da capacitação são os profissionais que atuam nas áreas de Recursos Humanos, seguidos de gestores de equipe. 

“De modo geral, para o servidor comum, que recorre ao sistema apenas para as suas demandas pessoais, não há necessidade de capacitação porque a navegação no Portal de Serviços do RH Bahia é muito intuitiva”, ressalta José Roberto, referindo-se ao site utilizado pelos servidores para programar férias, solicitar licenças, movimentações internas e outros serviços.    
Balanço – O catálogo de capacitação do RH Bahia inclui 21 cursos com cargas horárias que variam de 4 a 40 horas cada, de modo a permitir aos alunos uma visão geral dos processos contemplados pelo software. Até o momento, 1113 servidores estaduais já tiveram a oportunidade de concluir pelo menos um dos cursos oferecidos pelo projeto, seja presencialmente ou na modalidade a distância. Já o número de inscritos chega a 1966 pessoas. Ao longo dos dois primeiros ciclos de treinamento, a taxa de freqüência nos cursos presenciais foi de 91%. Além disso, mais de 90% dos participantes alcançaram resultado considerado satisfatório nas avaliações de desempenho dos cursos.

Experiência pioneira na administração pública nacional, o RH Bahia entrou em ambiente de produção em todo o Estado no último dia 3 de janeiro, gerando impacto nas rotinas de cerca de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. A iniciativa – capitaneada pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) – viabiliza a automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos por meio da implantação do módulo Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão de padrão internacional.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.