• IV CCTI
  • Informativo

Notícias

06/06/2019 10:40

Secti participa de titulação dos novos membros da ACB

Dezenove pesquisadores foram titulados em solenidade, nesta quarta-feira (5), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como membros da Academia de Ciências da Bahia (ACB). Presente na cerimônia, a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, foi uma das responsáveis, juntamente com a secretária de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufba, Olival Freire Júnior, por entregar os certificados aos novos titulares. 

Em seu discurso, o presidente da ACB, professor Jailson Bittencourt, lembrou que a Academia deve ser um espaço para discussão livre da ciência e seus reflexos na humanidade e no planeta. Jailson reafirmou a importância da Fapesb no estímulo à ciência e ao ensino. “A Fapesb tem um histórico invejável de contribuições através do investimento de recursos provenientes da Secti e demais secretarias e convênios com outros entes”, disse.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, parabenizou os novos membros pela titulação e destacou a elevada contribuição dos mesmos para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na Bahia. “Cabe ao pesquisador produzir conhecimento que sustente o futuro da nossa sociedade. Papel plenamente cumprido pelos novos membros”, frisou.

A pesquisadora Ana Cristina Fermino Soares, professora titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), discursou em nome dos novos membros. Ela fez uma reflexão do momento atual da ciência no Brasil e também ressaltou o papel da Secti e da Fapesb para a expansão da pesquisa. Ana Cristina nasceu em Moçambique, cresceu em Cabo Verde, morou em Portugal e, hoje, é naturalizada brasileira. 

Novos acadêmicos:

TITULARES

Ciências Exatas, Agrárias e da Terra

Ana Cristina Fermino Soares
José Luis Gonçalves de Almeida
Sebastião de Oliveira e Silva    
Sandro Lemos Machado
Suani Tavares Rubim de Pinho
Vânia Palmeira Campos

Ciências da Vida

Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino
Ubirajara de Oliveira Barroso Junior
Maria da Glória Lima Cruz Teixeira
Marcos Almeida Matos

Filosofia e Ciências Humanas

Inaiá Maria Moreira de Carvalho
Anete Brito Leal Ivo
Wlamyra Ribeiro de Albuquerque
Antônio Virgílio Bittencourt Bastos
Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza

Artes

Luiz César Alves Marfuz
Clyde Wesley Morgan
 
Ciências Sociais e Sociais Aplicadas

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa 
 
JUNIORES

Ciências da Vida 

Artur Trancoso Lopo de Queiroz

Foto

Foto: Gabriel Pinheiro - Ascom Secti

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.