• IV CCTI
  • Informativo

16/09/2019 10:00

Secti participa da Missão Chapada e se compromete com ecossistema de CT&I

Diversos secretários estaduais viajaram para a Chapada Diamantina com o objetivo de dialogar sobre as melhores formas de investir no desenvolvimento econômico da região. Batizada como Missão Chapada, a visita aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro, proporcionando, inclusive um encontro com os prefeitos do Consórcio Chapada Forte.  Presente na viagem, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro, se comprometeu de, em 15 dias, entregar um diagnóstico sobre o ecossistema de CT&I local.

Além de se reunir com prefeitos, empresários e representantes da região, os secretários visitaram espaços como a Gruta da Mangabeira, o Pico do Urubu, a Fazenda Progresso, local que sediará a vinícola que deve transformar a região em um espaço de enoturismo, dentre outros locais. Também foi possível ver de perto a expansão da planta de beneficiamento do gado com as marcas Grande Chapada e Ganha Fama, além de conhecer a Frutecon, que desenvolve o uso de irrigação automatizada com enfoque na agricultura de alta precisão.

A secretária Adélia Pinheiro destacou a importância de secretários e deputados visitarem os municípios do interior. “Essa iniciativa constrói uma oportunidade de ter a presença física de forma qualitativa no interior, através do diálogo com as diversas representações e entes da sociedade, de forma enriquecedora e profícua, na medida em que buscamos soluções para as demandas aqui da Chapada Diamantina. Através da conversa, do contato próximo, da verificação das potencialidades, podemos juntos e integradamente às diversas secretarias, encontrar as melhores alternativas para a região”, enfatizou.

A Missão contou também com a participação dos secretários estaduais de Turismo (Setur), Fausto Franco, da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Costa, de Meio Ambiente (Sema), João Oliveira e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes. Eles passaram pelos municípios de Seabra, Palmeiras, Lençóis, Abaíra, Barra da Etiva, Boninal, Iramaia, Iraquara, Ibicoara, Ibiquera, Lajedinho, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaberaba, Itaetê, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Ibitiara, Mucugê, Igatu, Utinga, Andaraí e Ituaçu.