• banner

13/12/2019 15:00

FesfTech comemora 1 ano no Parque Tecnológico da Bahia

Evento contou com representantes do ecossistema de inovação e saúde

Dentro do Parque Tecnológico da Bahia, espaço administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a FesfTech completou um ano de existência como diretoria da FesfSUS, responsável pelo incentivo a ciência, tecnologia e inovação no campo da saúde. Neste dia 13 de dezembro foi celebrada a missão de interar universidades, empresas e startups em uma cerimônia que contou a trajetória da entidade, os principais feitos e a apresentação de diversos parceiros, no auditório do Tecnocentro, localizado em Salvador.

A Secretária da Secti, Adélia Pinheiro, afirmou que é preciso comemorar os avanços do setor na Bahia. “Estamos comemorando um ano da FesfTech e cada um aqui se faz testemunha desse período em que houve o cumprimento no direito à saúde e no percurso que o estado vem assumindo neste cenário. O prontuário eletrônico, que vai deixar a prestação de serviço mais viável, é um dos itens que pode ser citado como exemplo, pois contribui para tornar o ecossistema de inovação e saúde com laços mais vivos e dinâmicos. Portanto, que sejamos resistência através da ciência, tecnologia e inovação para continuarmos gerando avanços como este para a população”, destacou.

Já o diretor geral da FesfTech, Carlos Alberto Trindade, contou que um dos maiores desafios foi buscar conexão com a área de tecnologia para promover a saúde. “Já tivemos várias parcerias com a Secretaria de Saúde (Sesab), mas precisávamos organizar a produção da pesquisa científica para esta área, e foi daí que surgiu a possibilidade de criarmos nosso departamento de C,T&I como uma resposta institucional para uma demanda que já existia. Só de estarmos aqui já é motivo suficiente para comemorar e que possamos realizar ainda mais parcerias como a que foi feita com a Secti, responsável por designar nossa sede no Parque, de maneira estratégica e inspiradora”, disse.