• Informativo

29/04/2021 16:30

Espaço Colaborar é inaugurado em Santo Antônio de Jesus

SAJ é a sexta cidade da Bahia a receber o equipamento voltado para promover inovação e empreendedorismo no interior da Bahia

Com a participação de diversos atores do ecossistema de CTI, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) inaugurou mais um Espaço Colaborar, desta vez, em Santo Antônio de Jesus. O Espaço, que já estreou anteriormente nas cidades de Irecê, Caetité, Cruz das Almas, Alagoinhas e Itaparica, teve sua inauguração oficializada, através de um evento virtual, que aconteceu nesta quinta-feira (29). Os interessados podem conferir o encontro na íntegra, através do canal do Youtube da Secti.

Mais 12 cidades receberão esses Espaços no próximo semestre, e, no primeiro semestre de 2022, outras 12 completarão um total de 24 equipamentos inaugurados na primeira fase do projeto, com presença em quase todos os territórios de identidade da Bahia. De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, é impossível não mencionar o grave contexto de crise sanitária de Covid-19. “Trago meu pesar e solidariedade pelas perdas de tantas vidas no Brasil e, diante desse cenário, permanecemos no nosso trabalho e desenhamos os cenários que se sucedem para apoiar a população na recuperação econômica. Este é um local portador de futuro e que pode gerar renda e emprego para a nossa população. Tenho certeza que a aliança de todos os atores presentes na inauguração vai fazer com que o Espaço de Santo Antônio de Jesus se destaque da melhor forma”.

Entre diversos representantes do Sebrae, da aceleradora Vale do Dendê, e deputados que atuam na pasta de CTI, o novo equipamento chega para a cidade em clima de comemoração por mais uma inauguração em meio a uma pandemia. Para o presidente da Faculdade de Ciência e Empreendedorismo, Antônio Carlos Lé Martini, o empreendedorismo local é fora do normal. “Aqui na Faculdade, todos os cursos possuem alguma disciplina para fazer do estudante um empreendedor. E espaços como o Colaborar vêm para completar essa expectativa que a gente põe no aluno, pois abrimos um caminho para que ele possa usar esses meios de produção, e assim, potencializar seu empreendimento”.

Com a presença do deputado federal Jorge Solla, dos deputados estaduais Robinson Almeida e Alan Sanches e do prefeito Genival, o Espaço Colaborar foi entregue à população de Santo Antônio de Jesus e cidades vizinhas. A secretária Adélia Pinheiro aproveitou a cerimônia para agradecer a dedicação de todos os entes envolvidos que fizeram possível a inauguração do Espaço, entre os quais os gestores da atual gestão e também da gestão passada, do então prefeito Rogério Andrade, quando iniciaram-se as tratativas que permitiram ao município receber o equipamento.