• Banner
  • banner

Notícias

05/06/2021 08:10

Preservação ambiental e arquitetura vernacular são destaques do Univerciência

O programa Univerciência deste sábado (05) apresenta iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente, desenvolvidas pelas Universidades Federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e vai falar também de sustentabilidade, cultura e habitação em um projeto de pesquisa sobre arquitetura vernacular da Universidade Federal do Sul da Bahia. No ar pela TVE aos sábados, às 14h30, o programa tem horários alternativos às segundas-feiras, às 20h, e quartas-feiras, às 7h30. 

Um dispositivo criado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dispensa o uso de painéis fotovoltaicos, placas utilizadas para capturar o calor do sol e converter em energia elétrica. O programa vai mostrar a ideia conduzida pela universidade, que surgiu da necessidade da geração de energia em ambiente rural, evitando o uso de baterias químicas, fonte de energia esgotável e prejudicial ao meio ambiente.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um projeto de pesquisa investiga a interação entre a qualidade, o desempenho técnico e a viabilidade econômico-financeira da madeira de floresta plantada de eucalipto. Realizado por cientistas da universidade e parceiros, a iniciativa, viabilizada por uma empresa ceramista, promete reduzir o risco de extinção da Caatinga. O estudo visa atender a demanda de combustível durante a queima de produtos de cerâmica vermelha. 

Já ouviu falar em arquitetura vernacular? É uma forma de usar a tipologia arquitetônica de caráter local ou regional, na qual são empregados materiais e recursos do próprio ambiente onde a edificação está inserida. Na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o projeto de pesquisa "Arquitetura vernacular de edificações habitacionais como expressão ambiental e cultural no Litoral Sul do Estado da Bahia'' trabalha a sustentabilidade, a cultura e a habitação. Os processos e os materiais usados pela população de comunidades tradicionais para construir vernaculamente suas casas é extremamente importante para a manutenção cultural da comunidade e envolve, inclusive, rituais de celebração.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais: 


SERVIÇO:  
Programa Univerciência
Sábado (05), às 14h30. Horários alternativos às segundas-feiras, às 20h, e quartas-feiras, às 7h30
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.