Infovia Digital
A Infovia Digital da Bahia – IDB – é um projeto de modernização da gestão pública através da implantação de infraestrutura de rede de conectividade digital em alta velocidade para o uso dos órgãos da administração estadual.
Atualmente,esta infraestrutura encontra-se implantada e gerenciada sob a responsabilidade da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia – PRODEB, atendendo mais de 600 pontos na cidade de Salvador.
Os principais objetivos do projeto são:
- Melhorar o atendimento à população, buscando ampliar a eficiência do Estado, ao oferecer serviços de Governo Eletrônico (e-GOV);
- Reduzir os custos de comunicação, fornecendo infraestrutura tecnológica para permitir a comunicação entre órgãos do Governo Estadual através de redes de dados em fibra óptica em toda a sua extensão;
- Modernizar a administração pública por intermédio da comunicação de dados em alta velocidade que possibilita a introdução de inovações tecnológicas no atendimento ao cidadão, a exemplo do projeto de câmeras inteligentes que já utiliza esta infraestrutura.
Para alcançar tais objetivos, a IDB faz uso de uma infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação denominada Rede Metropolitana de Salvador – REMESSA, em operação desde 2009. A REMESSA foi construída por iniciativa do então Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio de diversos parceiros locais, dentre os quais a administração estadual, visando a implantação de infraestrutura de redes avançadas nas grandes cidades brasileiras para atender as instituições de ensino superior e as de ciência, tecnologia e inovação.
A IDB fornece acesso à rede de comunicação de dados, em alta velocidade, via fibras ópticas, possibilitando a integração de voz, áudio, imagem e vídeo. Possui capacidade para conectar os órgãos e entidades do Governo da Bahia, localizados em Salvador, com segurança, nas velocidades de acesso de 25 Mbps a 1Gbps.
Tecnicamente, a rede é composta por nove pontos de conexão, denominados POP, que concentram as fibras ópticas que atendem as escolas, hospitais, delegacias, SAC e todos os edifícios das secretarias e órgãos públicos estaduais, oferecendo uma conexão em banda larga para possibilitar a prestação de serviços públicos de qualidade aos cidadãos.
A IDB é uma importante iniciativa da SECTI em parceria com a SEINFRA e a PRODEB, evoluindo de forma conjunta com a REMESSA e iniciativas de seus parceiros locais.
Pontos atendidos pela IDB na cidade de Salvador.