• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Remessa

A necessidade de tráfego de dados em alta velocidade, especialmente para as áreas acadêmica e de pesquisa, fez com que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), criasse o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). Na capital baiana, o projeto tornou-se concreto com a Remessa – Rede Metropolitana Salvador.

Esta estrutura é formada por uma rede óptica que gera acesso seguro e veloz à RNP, além de fomentar atividades envolvendo capacitação, eventos e projetos na área de tecnologias de rede, beneficiando instituições parceiras ligadas aos governos federal, estadual, municipal e instituições de ensino e pesquisa da Bahia.

A utilização da Remessa pelas instituições de ensino, demonstra como o uso da tecnologia traz benefícios para a sociedade, distribuindo e reduzindo custos de implantação e manutenção, viabilizando dessa forma o tráfego de alta velocidade dos dados através de uma rede de conectividade autossustentável, organizada e gerida de acordo com as melhores práticas de mercado.

A rede Remessa é monitorada ininterruptamente – 24 horas por dia, sete dias por semana – pelos técnicos do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA). Das parcerias com o poder público local, vale destacar o Governo do Estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Prefeitura Municipal de Salvador.


Mapa com a rede
Recomendar esta página via e-mail: