• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Equipamentos e Laboratórios Compartilhados

Com o objetivo de democratizar a inovação e produção científica e tecnológica, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) disponibiliza equipamentos e laboratórios compartilhados para estudantes, pesquisadores e a todos os interessados em espaços que serão abertos por todo o estado.

Oficina do Fazer

Oficina do Fazer é um espaço onde o “faça você mesmo” é fundamental. No local, são disponibilizados equipamentos tradicionais e tecnologias aditivas, como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, softwares e outras ferramentas. O espaço propicia o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ideias inovadoras e, com a intervenção da Secti, serve, não somente à comunidade acadêmica, mas a todos os cidadãos baianos.

A primeira Oficina do Fazer inaugurada fica em um dos laboratórios do prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IhacLab-i) e conta com mais de 50 equipamentos, sendo 46 cedidos pela Secti.

Equipamentos e Laboratórios Compartilhados

Universidades e centros de pesquisa públicos e privados muitas vezes possuem equipamentos de alto valor e baixa utilização. Os espaços compartilhados contarão com o portal com informação sobre os equipamentos, custos associados, requisitos de uso e horários de acesso, bem como guia de melhores práticas a serem adotados pelos laboratórios.

*Site dos Laboratórios Compartilhados - um novo ambiente online que abriga equipamentos científicos de todo o território estadual. O site reúne um conjunto inicial composto por 51 dispositivos, a exemplo de impressoras 3D, diversos tipos de microscópios. A unificação destes equipamentos facilita o dia a dia de quem respira ciência na Bahia. Estes equipamentos são de propriedade de universidades, institutos de pesquisa e instituições de pesquisa privadas sem-fins lucrativos.
Recomendar esta página via e-mail: