• banner

Espaço Fazer

A antiga Oficina do Fazer, rebatizada de Espaço Fazer, é um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia que pretende ampliar e qualificar, principalmente, o surgimento de novas soluções tecnológicas, bem como aumentar a geração de renda em todo o território estadual, por meio da instalação de equipamentos científicos de produção digital em espaços compartilhados, colaborativos e abertos às comunidades locais. 

Metodologia

Para tanto, a Secti busca parceiros que possam operar estes espaços, construindo, coletivamente, um ambiente colaborativo. Vale lembrar que os usuários também podem participar da manutenção do local, doando ferramentas ou com adequada destinação dos resíduos que podem ser reutilizados, por exemplo. É uma ação que exige um nível, relativamente, baixo de financiamento e pode ser inserida em instalações já existentes de entidades parceiras.

Áreas de atuação

Eletrônica, Costura, Meios digitais de fabricação (impressão 3D e máquinas de corte a laser), Metal mecânica e Marcenaria.

Público-Alvo

Como se trata de um espaço aberto, com burocracia mínima para frequência, pode ser visitado por qualquer pessoa, mas é voltado, principalmente, para empresários, estudantes universitários, inventores independentes, profissionais liberais e curiosos. Os Espaços Fazer podem ser temáticos e voltados à geração de soluções em áreas como a música, marcenaria, mecânica e meios digitais de fabricação.

Equipamentos e parceiros

Os Espaços Fazer podem abrigar uma variedade grande de equipamentos, justamente, por terem a capacidade de ser temáticas. No entanto, alguns dispositivos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser e tornos elétricos são imprescindíveis. A Secti busca como parceiros pessoas jurídicas legalmente constituídas, instituições públicas e privadas, organizações, associações, instituições de Ensino e Pesquisa, além de universidades públicas ou privadas.

Primeira Unidade


Inaugurada em julho de 2016, a primeira unidade da antiga Oficina do Fazer fica no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mais precisamente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e registra uma boa quantidade de visitantes, desde a abertura do espaço. Em maio do mesmo ano de abertura, a Secti cedeu, à Oficina do Fazer instalada na Ufba, 46 itens, entre peças de mobiliário e equipamentos científicos.

Oficina oficina

A criação de novas unidades está sendo negociada com entidades como os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Camaçari (Ceped). O uso de equipamentos presentes no Espaço Fazer, localizado na UFBA, não envolve burocracia. Basta agendar um horário, através do e-mail ihaclab.i@gmail.com, a fim de garantir um acompanhamento adequado. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 3283-6987.


Espaço Fazer
Recomendar esta página via e-mail: