• Informativo
  • RH Bahia
  • RH Bahia

Espaço Colaborar

A disponibilização de Espaços Colaborar é parte da iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, de fortalecer e integrar os seus diversos Ecossistemas de Inovação, compostos por atores e representações das suas universidades, empresas e poderes públicos, militando pelo desenvolvimento da Inovação e do Empreendedorismo.

Dentro dos ambientes de Inovação no mundo, a colaboração tornou-se um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e integrada.

É nesse contexto que surgem os Espaços Colaborar, frequentados por empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de suas redes de contatos. Conhecidos mundialmente como Coworkings, normalmente são locais que reúnem a estrutura necessária para que cidadãos e empresas se juntem e desenvolvam seus negócios.

Juntamente com a entrega dos Espaços, a SECTI, por meio de sua rede de parceiros, busca induzir a utilização dos mesmos e desenvolvimento da cultura da Inovação e Empreendedorismo, com uma série de atividades de estímulo. A natural evolução desses ecossistemas locais de inovação, deverá desencadear o surgimento de novos negócios, startups, cooperação entre academia e empresas, proporcionando a semente para futuros centros e inovação e parques tecnológicos.

O ambiente está equipado com 1 servidor, 6 estações, 1 TV LED 58 polegadas, 2 poltronas giratórias, 1 quadro branco, 11 mesas de trabalho, 1 webcam, 01 câmera para videoconferência, 4 puffs, 1 câmera infravermelho, 1 home theater, 2 bancadas com gavetas, 4 banquetas sem encosto, 25 cadeiras fixas sem braço, 1 armário baixo, 1 mesa de centro, 1 Console videogame e 1 controle adicional videogame. Os computadores levam software Open Source (Endless) com diversos aplicativos para área educacional, robótica, games. 

A primeira etapa do projeto prevê a implantação de 24 unidades por todo o estado. Além de Irecê, os municípios que vão receber o Espaço Colaborar são: Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.


Recomendar esta página via e-mail: