• PROGRAMAÊ

Programa Veredas Novas

O Programa Veredas Novas é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP - e tem como objetivo conectar todos os campi de universidades e institutos tecnológicos públicos no interior do país a pelo menos 1 Gb/s no campi sede e a pelo menos 100 Mb/s em outros campi. Para isso, tem construído parcerias com os governos estaduais e com provedores regionais e locais de internet, bem como empresas públicas e privadas que possibilitem a capilarização de fibra óptica no interior dos estados brasileiros. 

Na Bahia, o Veredas Novas está sendo executado em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) utilizando-se de infraestruturas já existentes, a exemplo da malha de fibra óptica da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), figura-1, e outros parceiros regionais.

Além de conectar instituições em uma rede de alta velocidade, uma das estratégias deste projeto é criar redes metropolitanas no interior da Bahia e interligá-las à capital, possibilitando a integração de diversos atores da área de Ensino e Pesquisa em âmbito municipal, estadual e federal.

Na esfera estadual, em Julho/2020, o Estado da Bahia, através da Secti, ratificou a parceria exitosa que mantém com a RNP há mais de uma década, reforçando o compromisso de execução do Programa Veredas Novas em seis municípios do interior do Estado (Quadro 1), beneficiando 17 unidades pertencentes a instituições de Ciência e Tecnologia durante os anos de 2020 a 2021.

Quadro-1: Municípios contemplados no Programa Veredas Novas Estadual

quadro

Além dos seis municípios mencionados, Juazeiro e de Paulo Afonso também foram contemplados com a implantação de redes de banda larga que já estão operacionais e atendem os campi de universidades e institutos tecnológicos públicos instalados nos respectivos municípios. 


Figura-1: Malha de fibra óptica da Chesf (figura ilustrativa)Figura-1: Malha de fibra óptica da Chesf (figura ilustrativa)

Recomendar esta página via e-mail: