• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Programa Secti na Área

Notícias

12/08/2017 15:10

Estudantes da rede estadual vencem etapa baiana da Olimpíada de Robótica

Quatro estudantes do Ensino Fundamental II do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista venceram na sexta-feira (11) a etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica na categoria Maker, que apresenta um protótipo iniciado do zero. O evento faz parte da Campus Party Bahia, que acontece até este domingo (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador. “Eu achei difícil. A gente estava tentando fazer o robô, tinha hora que não dava defeito, mas foi muito legal”, disse o estudante Inácio Castro, de apenas 14 anos, sobre a experiência. “Agora é tentar ganhar de novo e seguir em frente".

Os estudantes concorreram com o robô “Bug”, feito com materiais recicláveis que custaram, no total, R$60. “A gente começou com uma caixinha de DVD de computador. A gente desmontou toda e teve que cortar para diminuir. Aí pegou o mesmo motor que fazia a bandeja sair e usou”, explicou Ítalo Pereira sobre a montagem do protótipo, que ainda usou palitos de picolé. “Deu o maior trabalho para gente conseguir. Até o último minuto não tinha conseguido nada”, enfatizou o estudante de 18 anos, que comemorou muito o resultado. “Foi bom, muito bom”.

Os colegas Hafik Souza e Leonardo de Oliveira também fizeram parte da equipe vencedora. O professor dos meninos, Renato Costa, atribui a vitória exclusivamente aos esforços dos alunos. “Eu me sinto muito feliz, mas o Centro Juvenil foi criado com esse intuito, do aluno ser protagonista. Então, o mérito é dos meninos. Mesmo que não siga essa carreira, eles tiram conclusões sobre essa área de engenharia robótica, automação. Serve de qualquer jeito. A experiência aqui ajuda a tomar decisão mais cedo”, ressaltou o docente sobre o encaminhamento dos estudantes.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.