• Informativo
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

27/11/2019 17:00

Portal do Agronegócio será lançado nesta quinta (28) na Fenagro

Projeto articulado pela Secti será apresentado durante a Feira Internacional da Agropecuária

Novos tempos exigem novas ferramentas, por isso, os dados sobre o agronegócio na Bahia, que antes levavam semanas para serem contabilizados, agora estarão disponíveis em uma plataforma online que conta com 4 décadas de histórico sobre o setor. As informações abordam desde as variações e tendências de produtos agrícolas, como leite, soja, entre outros, até levantamentos sobre comércio exterior com índices de exportação do estado para o mundo. A plataforma foi desenvolvida após uma demanda da Secretaria de Agricultura (Seagri) para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O objetivo principal do projeto é otimizar e organizar os dados, de modo que fiquem dispostos para empresas, órgãos públicos, empreendedores e a população em geral. O investimento da Seagri resultou em um sistema que permite consultar dados em forma de gráficos para que fique claro o comportamento dos territórios, subdivididos por períodos escolhidos pelo usuário, dos quais serão possíveis extrair informações cruciais para o setor.

A Secti, que de maneira transversal atende todos os órgãos e secretarias do Estado quando o assunto é a proposição de soluções tecnológicas, buscou auxílio da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por sua experiência com inteligência geográfica, para elaborar a plataforma. As informações foram estruturadas a partir de dados públicos, como os censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do Ministério das Relações Exteriores. A expectativa é que futuramente os levantamentos realizados pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) sejam incluídos no Portal.

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, o Portal do Agronegócio surgiu, antes de tudo, para gerir as informações de maneira mais eficaz. “O sistema apresenta dados e relatórios do interesse do agronegócio, permitindo rapidez no acesso para possibilitar decisões estratégicas de forma mais ágil. Acredito que a tecnologia vem para aprimorar os setores produtivos e a gestão pública”, explicou. Já o secretário de Agricultura, Lucas Costa, afirma que o Portal é fundamental para identificar o potencial de cada município. “A partir de agora poderemos averiguar melhor os locais onde estão crescendo ou diminuindo a produtividade e a partir disso elaborar políticas públicas para buscar soluções”, afirmou.

O site será lançado, oficialmente, no dia 28 de novembro, às 18h, durante a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). Na ocasião, a secretária da Secti, Adélia Pinheiro e o secretário da Seagri, Lucas Costa, firmarão um acordo para estruturar uma série de parcerias que visam aprimorar a área da agricultura através da tecnologia, sendo a primeira etapa concluída após o lançamento do Portal. O endereço para acessar a página é www.ba.portalagronegocio.com.br. Além do conteúdo informativo, os usuários poderão ainda realizar cotação de produtos agrícolas, função que antes era desempenhada através de uma solicitação via telefone.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.