• Informativo
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

27/11/2019 17:30

Caravana que promove legado de Anísio Teixeira chega a Jequié e Conquista

Encontro colocou em destaque diversos representantes do ecossistema de educação

A Caravana pela Bahia que busca difundir o legado do educador Anísio Teixeira chegou, nesta quarta-feira (27), à cidade de Jequié, e à tarde desembarcou em Vitória da Conquista. A Caravana, que faz parte do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEC), conta com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, que, representando a Secti, celebra a vida e obra do educador. Em 2020, Anísio Teixeira completará 120 anos de nascimento e é considerado uma das maiores referências na área da educação de todos os tempos no Brasil.

A secretária Adélia Pinheiro, que é professora, destacou a importância da Caravana como reconhecimento a Anísio Teixeira, marcando a resistência e a defesa da educação e, ainda, o empoderamento dos que militam na educação.  “A vida de Anísio Teixeira esteve entrelaçada com a Ciência, notadamente na implantação da CAPES e INEP, na década de 1950, e ao defender que a formação de pessoas estivesse sempre baseada no conhecimento científico. Educação e Ciência como ancoragem para o exercício da cidadania e a democracia”, disse.

Em Jequié, a programação aconteceu no Auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), quando especialistas participaram de uma mesa redonda intitulada “Anísio Teixeira: Vida e Obra”. Após a programação da manhã, o grupo seguiu para Vitória da Conquista, onde foi feito o descerramento da placa memorial da Caravana. Em seguida, uma mesa redonda encerrou a programação no auditório do Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Além de Carlos Teixeira e o reitor Luiz Otávio de Magalhães, também irão participar da mesa redonda, o reitor da Ufba, João Carlos Salles e a professora da UFBA, Danúsia Cardoso Lago.

A equipe desembarca também em Caetité, na quinta-feira (28), para um dia de atividades. A partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será realizada uma reunião dos Conselhos de Educação da Bahia. Em seguida, a mesa redonda sobre “O legado de Anísio Teixeira”, terá entre os participantes, professores e representantes do setor acadêmico do estado.

A atividade de encerramento será na Casa Anísio Teixeira, a partir das 14h, com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Também devem participar, o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da Uneb, José Bites; a presidente do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira. O professor Paulo Gabriel Nacif, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e assessor especial da SEC, e o professor Nildon Pitombo, também assessor especial da SEC, acompanharão a Caravana durante todo o percurso.

Com informações da Ascom SEC

Crédito: Ascom/SEC
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.