br en es

Áreas Atuação

Energia e Engenharias

As Engenharias são transversais para o trabalho em, praticamente, todas as áreas de desenvolvimento científico e tecnológico. A Bahia, que conta com uma das mais antigas escolas politécnicas do segmento, no país, ostenta forte tradição no ensino e pesquisa, nesta área. No Parque Tecnológico, esta experiência é aliada ao Estado, no desenvolvimento de produtos e processos. Hoje, já são 25 grupos de pesquisa, envolvendo 123 doutores e 79 mestres atuantes na Bahia, que se debruçam em questões relacionadas a diversos nichos das Engenharias, como Elétrica, Civil, Química, Produção, Ambiental e Sanitária.

O estado tem potencial economicamente relevante para as atividades de petróleo e gás, hidrelétricas, biocombustíveis, geração eólica e solar, além de ser sede da segunda maior refinaria do país e do maior complexo integrado petroquímico do Hemisfério Sul.A Bahia se destaca, também, por ter uma vasta diversidade de fontes geradoras na matriz energética.

Por este motivo, a atuação do Parque Tecnológico da Bahia, no fomentoà pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos que otimizem estes recursos, com foco no desenvolvimento sustentável, torna-se primordial. Assim, além de buscar novas tecnologias, como a exploração de campos maduros e marginais, o empreendimento vai estimular trabalhos de biorremediação e de aplicabilidade de novas fontes para a geração de energia.

Os estudos sobre Energias Limpas, Renováveis, Bioenergia, Biocombustíveis e áreas correlatas são temas de 56 grupos de pesquisa na Bahia que contam com 321 doutores e 119 mestres.