br en es

Áreas Atuação

Tecnologia da Informação e Comunicação_

A importância do desenvolvimento de novas ferramentas de acesso à informação e conhecimento é uma constatação global, mas os desafios regionais tornam necessário o estímulo da geração de instrumentos que atendam às diferentes realidades. A Bahia, com o forte potencial na indústria criativa, tem exportado muitos talentos para as maiores empresas do mundo. Tendo em vista essa observação, o Parque Tecnológico da Bahia tem como uma das prioridades majoritárias promover, por meio da aproximação de diversos atores, a implantação de unidades do gênero, no território.

A atração de empresas deve estabelecer um novo vetor de desenvolvimento, colocando como destaque, neste setor, áreas como engenharia de software, TV digital, games e software embarcado, visando ao atendimento da demanda existente e clientes que busquem novas soluções em TIC.

A forte presença de cursos de bacharelado e pós-graduação e de centros de tecnologia contribuem para elevar o potencial da Bahia nesta área do conhecimento. Vale lembrar que Ciências Exatas e da Computação, além de outras disciplinas que tenham relação com estes temas, são abordadas por 71 grupos de pesquisa na Bahia, que têm 279 doutores e 207 mestres.